A partir desses procedimentos é possível que o médico levante suspeitas e comece a compreender melhor o quadro de saúde do paciente. Integração final de dados clínicos e exames complementares, decorrentes da observação dos pacientes por outro especialista. Lembre-se que além do seu conhecimento, a prova de residência médica conta também com as suas atividades complementares exercidas ao longo da graduação. O residente em clínica médica precisa ser curioso, atento e precisa estar sempre atualizado, a fim de construir um grande aporte de conhecimento médico. O especialista em clínica médica também presta serviços periciais nas instituições públicas, trabalha em escolas e nas empresas para pronto-atendimento.
- Também é comum que este profissional seja o médico de confiança de famílias e as acompanhe durante anos ou até mesmo por toda a vida, sendo uma espécie de “consultor” e conhecendo o histórico destas pessoas.
- Caroline Caldeira, coordenadora médica da Qualidade e dos Programas de Medicina Preventiva da Paraná Clínicas.
- Como dissemos no começo deste texto, de certa forma, o médico especialista em clínica médica é o primeiro contato que deveríamos ter antes de buscarmos ajuda de algum especialista.
- Depressão – caracterizada como um distúrbio mental que traz tristeza profunda, sensação de “falta de sentimento” e angústias.
- Muita gente, principalmente os mais velhos, costumam se referir a esse profissional como médico da família, pois o normal é que acompanhe a pessoa durante toda vida solicitando exames periódicos para diagnóstico prévio de possíveis doenças.

Outra importante atribuição desse médico é assessorar os pacientes cuja saúde é muito debilitada e, por isso, são tratados por muitos especialistas ao mesmo tempo. O clínico geral consegue pôr ordem nas condutas médicas e nas medicações que são ministradas. Um clínico geral geralmente faz o primeiro atendimento (em clínicas ou anestesiologista no abc ), avalia o paciente, prescreve tratamentos, e quando necessário, encaminha o paciente para outros especialistas. No entanto, independentemente da especialidade, é fundamental contar com profissionais capacitados e habilitados para oferecer um atendimento de qualidade. Se precisar de uma consulta com clínico geral ou especialista, lembre-se sempre de detalhar bem todos os seus sintomas e passar todas as informações necessárias.
Entenda A Fibrose Pulmonar: Sintomas, Causas E Tratamentos
Assim, é possível desde o início encontrar uma doença e tratá-la de forma rápida. A Previdência Social, com sua ampla cobertura assistencial, de comum acordo com as Escolas Médicas, e diante da demanda assistencial primária e/ou secundária, deve solicitar, prioritariamente, a formação do médico que preencha as necessidades nacionais. Naturalmente o Clínico Geral, por suas características de formação, deve liderar o elenco da equipe médica, como integrante principal à assistência de saúde primária. Boa parcela do êxito do ensino médico depende do apoio da população, isto é, de confiança depositada nos médicos. A comunicação entre o público e a escola médica, incrementa-se através de medidas que permitam aos estudantes participar dos múltiplos aspectos à assistência comunitária. A Clínica Médica possui íntima conotação na organização dos serviços assistenciais, principalmente na chamada assistência primária, pois é através do clínico que grande parcela da população resolve ou inicia a solução de seus problemas.
Recorrer Sempre Ao Mesmo Profissional Permite Melhor Avaliação Verdade
Médicos clínicos gerais podem tratar doenças como obesidade; hipertensão; diabetes; osteoporose; deficiência de vitaminas; sensação de cansaço e fadiga e infecções e poderão acompanhar o paciente ao longo da vida. Segundo o dr. Ronei Vargas, clínico geral na Medcenter, buscar a ajuda de um clínico geral é ideal para os momentos em que o paciente sente mal-estar ou dor desconhecida, sem que haja urgência para atendimento hospitalar. “Nesses casos, o atendimento ambulatorial é indicado para a investigação de sintomas e tratamento.
Clínico Geral
As principais áreas de atuação do médico internista são a medicina interna, onde atua como diarista - fazendo visitas aos pacientes internados - ou como hospitalista, prestando um cuidado integral a eles. Os termos clínica geral, medicina interna, clínica médica são usados como sinônimos no Brasil e, isso gera algumas confusões. É interessante destacar que em Portugal clínico geral é o médico geral, com formação geral e corresponde ao general practitioner. Não temos um termo consagrado em nosso meio para se referir a esse profissional. No Brasil os médicos especializados em clínica médica são chamados de clínicos gerais.
